Design sem nome (4)

Retração Gengival

Retração gengival é a exposição das raízes dentárias e é um problema comum a todos nós. Além dos danos estéticos, outros problemas podem ser consequência da retração gengival, causam quase sempre sensibilidade, e problemas estéticos, dificuldade para higienização (remoção de placa bacteriana) e facilidade para a formação de cárie dental, cavidades e inflamações gengivais, além da perda do próprio dente devido a mobilidade que se segue a perda óssea.

Design sem nome (4)

Algumas das principais causas da retração gengival estão ligadas à higienização, a primeira é o traumatismo por escovação, resultado da pressão excessiva das cerdas da escova contra dentes e gengivas. A outra é o processo inflamatório devido ao acúmulo de placa bacteriana nas bordas das gengivas, e que acontece pela higienização oral deficiente. O Mal posicionamento dentário, extrações ao lado das retrações, movimentação ortodôntica inadequada também são causas comuns da retração gengival, além disso depende também do biotipo da gengiva de cada pessoa. Design sem nome

A retração não é uma doença, é uma alteração da posição normal das gengivas e que decorre de uma ou várias causas associadas. O tratamento requer, independente da causa, a remoção da placa bacteriana e tártaro inseridos internamente às gengivas e o controle e instruções de higiene oral ao paciente, e que são as principais causas do problema. E quando é necessária a recomposição estética da gengiva, parte-se para a cirurgia plástica gengival. Porém é necessário primeiro o diagnóstico do motivo da retração para evitar recidiva. Devemos evitar restaurações desnecessárias nas pequenas retrações, esses casos podem ser resolvidos com a Cirurgia plastica periodontal que vai recobrir novamente a retração. Mas é valido lembrar,devemos primeiro diagnosticar a causa para que a retração não volte.

 

Marcar Consulta  
Close